Poucos lugares no mundo reúnem tantos equipamentos culturais e artísticos como o arquipélago composto pelas ilhas de Naoshima, Teshima e Inujima, localizadas no Mar Interior de Seto, no Japão. Dezoito museus, galerias e instalações compõem o Benesse Art Site Naoshima, um complexo dedicado às artes idealizado pelo magnata Soichiro Fukutake ainda na década de 1980.
À época, Fukutake convidou ninguém menos que o arquiteto Tadao Ando para projetar o Benesse House Museum, na ilha de Naoshima, um equipamento que ofereceu mais que um impulso econômico para a região, mas um estilo de vida mais lento e simples – evidentemente, para aqueles que podem pagar – distante das megalópoles japonesas.
Ando, que nasceu e estabeleceu seu escritório em Osaka, a maior das grandes cidades próximas ao arquipélago, seguiu trabalhando com o grupo Benesse em outros projetos, como o Chichu Art Museum e o Lee Ufan Museum, e atualmente o conjunto de obras abriga nomes incontornáveis da arte moderna, como Andy Warhol, David Hockney, Jean-Michel Basquiat e Cy Twombly.
Outros arquitetos de prestígio internacional também foram convidados a contribuir com suas visões. Sou Fujimoto projetou o Naoshima Pavilion, uma pequena estrutura metálica em forma fractal próximo à orla, e Ryue Nishizawa concebeu o Teshima Art Museum, um impressionante edifício de formas fluídas bem inseridas na paisagem que oferece uma experiência sensorial que prescinde de obras de arte – neste museu não há nada além de corpos e natureza, sutilmente mediados pela arquitetura.
Em uma recente viagem, o fotógrafo de arquitetura brasileiro Haruo Mikami visitou o arquipélago das artes japonês e registrou algumas das obras de arquitetura que compõem o Benesse Art Site Naoshima. A seguir, reunimos cinco dos projetos de Ando percorridos por Mikami na ilha de Naoshima: o Banesse House Hotel, o Banesse House Museum, o Chichu Art Museum, o Lee Ufan Museum e o Rock Sculpture Garden.